O tamanho das cerdas e a quantidade de flúor da pasta de dente podem contribuir para a eficácia da escovação
Entre os especialistas de odontologia não há consenso quanto aos modelos de escova de dente que promovam uma limpeza mais eficiente e segura. O principal diferencial entre as escovas disponíveis no mercado são o material de que são feitas e os formatos das cerdas. Em geral, recomenda-se o uso das escovas macias, pois não é raro que as pessoas empreguem muita força na escovação, o que pode machucar a gengiva e causar retração do tecido, processo que expõe a raiz dos dentes provocando hipersensibilidade. Também são indicados os modelos com a cabeça pequena, que facilitam o alcance de todos os cantos da boca, limpando os dentes por igual. O importante mesmo é usar uma escova que se ajuste bem à boca e chegue a todos os dentes. Tanto ela quanto a pasta de dente precisam promover certa abrasão para a higienização, mas sem machucar os tecidos dentais e gengivais.
Nos cremes dentais são justamente os agentes abrasivos que conferem ao produto as propriedades capazes de promover o polimento dos dentes e que ajudam a retirar manchas e placas bacterianas. Os agentes terapêuticos, em especial o flúor, são as substâncias que protegem contra problemas bucais como mau hálito, gengivite e cárie. Para que uma pasta de dente seja eficiente no combate a cáries, é necessário que ela tenha 1.000 ppm (partes por milhão) de flúor, informação disponível no rótulo do produto.
Certos cuidados devem ser tomados com relação às crianças. A partir de 4 anos, elas já podem utilizar pasta infantil com flúor, sempre numa quantidade reduzida (mais ou menos do tamanho de um grão de ervilha). As crianças menores não têm facilidade de cuspir, por isso a escovação deve ser supervisionada. Adultos e adolescentes podem cobrir um terço da superfície das cerdas com a pasta de dente, mas sem exageros, pois maior quantidade do produto não aumenta seus benefícios. O uso do fio dental complementa os cuidados de higiene bucal para um sorriso saudável.
últimos artigos:
Acompanhe as novidades da MaisDental.com!