O bruxismo não é um distúrbio seletivo, ele pode se manifestar em qualquer pessoa e trazer alguns problemas para a vida de quem sofre desse mal
O bruxismo não é um distúrbio seletivo, ele pode se manifestar em qualquer pessoa e trazer alguns problemas para a vida de quem sofre desse mal, mas é possível encontrar várias formas de lidar com a condição. A verdade é que o bruxismo é uma desordem funcional que traz alguns danos à saúde bucal do paciente, além de ser um quadro de difícil controle.
Por ser considerado um distúrbio multifatorial, não existe cura para o bruxismo, por isso, o paciente diagnosticado é orientado a seguir um tratamento multidisciplinar. O principal sintoma que identifica a doença, que é relatado por quem sofre com o quadro, é o ranger ou o apertar dos dentes durante o sono.
Afinal, o que pode causar o bruxismo? Ansiedade, nervosismo e falta dos dentes são os principais fatores apontados como origem desse distúrbio. Muitas pessoas não conseguem saber que possuem a doença, isso porque é um ato inconsciente que acaba ocorrendo sem que se note.
Listamos abaixo alguns dos principais sintomas de bruxismo:
- dor na cabeça;
- dor no pescoço;
- mastigação cansada;
- dentes doloridos ao despertar;
- sensibilidade nos dentes;
- dor na mandíbula.
O tratamento do bruxismo varia de acordo com a causa principal do distúrbio, por isso, difere conforme o perfil de cada paciente. Segundo o diagnóstico dado pelo dentista, ele pode prescrever as seguintes orientações:
- o uso de placa de bruxismo, dispositivo feito sob medida, com base nas arcadas dentárias, que se encaixa nos dentes superiores e os protege da trituração;
- igualar os dentes para que a mordida possa ser a mais correta possível;
- evitar estresse, seguir uma vida mais relaxada e fazer coisas para se distrair é uma boa maneira de aliviar a tensão do dia a dia.
Em caso de algum sintoma ou anormalidade, a orientação é procurar seu dentista de confiança e relatar para ele os acontecimentos. O diagnóstico precoce pode impedir diversas avarias que podem ser causadas pelo bruxismo.
últimos artigos:
Acompanhe as novidades da MaisDental.com!