Skip to content
Fechar

Carregando...

Fechar

Cadastro realizado com sucesso!

Em breve, você receberá mais informações através do seu e-mail.
Continuar para o site
Mais dental
Precisando de ajuda? Fale conosco agora mesmo:
4007-1136
atendimentocliente@maisdental.com
Encontre-nos nas redes:
  • Início
  • Área exclusiva
  • Credenciamento
  • Quem somos
  • Planos
  • Rede Credenciada
  • Blog
  • Contato
Mais dental
10 ago 202020 jul 2022

Estudo associa introdução precoce do açúcar á presença de cáries em bebês

Em pesquisa realizada pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi comprovada a associação entre cárie infantil e a inserção de alimentos com açúcar antes dos 6 meses de vida. O estudo foi motivado pelo significativo aumento dos casos de cárie no atendimento de crianças na Clínica do Bebê da universidade.
A pesquisa levou em conta o histórico dos pacientes da Clínica do Bebê e verificou que quanto mais precoce for o contato com o açúcar na alimentação, maior a chance de o indivíduo desenvolver cárie dentária. De acordo com questionários respondidos pelos pais e responsáveis das crianças atendidas, 98% delas consumiram sacarose em algum tipo de alimento antes dos 2 anos, 88% antes de 1 ano e 34% antes dos 6 meses de vida. O Ministério da Saúde recomenda que a sacarose somente seja introduzida na alimentação de crianças após os 2 anos e que, até os 6 meses, elas sejam alimentadas exclusivamente com leite materno.
Seis meses também é a idade média em que os dentes de leite começar a nascer – embora, para algumas crianças, isso possa acontecer um pouco antes ou um pouco depois dessa idade. A cárie em dentes de leite tem evolução muito rápida, por isso deve ser tratada logo. Ela se inicia como uma mancha branca, na parte do dente mais próxima à gengiva. Nessa fase, a criança não sente dor.
O aparecimento de cáries pode trazer consequências graves para o bem-estar e a saúde da criança, pois a dor provocada leva à irritabilidade, pode gerar dificuldades para dormir, prejudicar a interação social e ainda atrapalhar nas escolhas alimentares do bebê.
Orienta-se que a primeira visita da criança ao odontopediatra ocorra entre os 6 meses e o primeiro ano de vida e que elas sejam feitas regularmente para que o profissional possa identificar possíveis lesões iniciais de cárie, além de orientar sobre os cuidados que devem ser adotados em casa.
Gostou desse post? Compartilhe por WhatsApp, e-mail ou nas suas redes sociais clicando abaixo:
últimos artigos:
Acompanhe as novidades da MaisDental.com!

Cinco dúvidas sobre o uso do fio dental

20 jul 2020
Leia Mais

Chicletes e saúde bucal

24 ago 2020
Leia Mais
MaisDental
Cadastre-se aqui e receba nossas atualizações por e-mail
Por favor, informe um e-mail válido
Enviar
Informativo ANS
Fique por dentro das últimas notícias, normas e informativos da Agência Nacional de Saúde (ANS). Consulte: Informativos ANS.
Trabalhe Conosco
Cadastre o seu currículo aqui e venha fazer parte da nossa equipe.
Ouvidoria
As observações sobre o nosso atendimento são bem-vindas, por isso, a MaisDental.com conta com um canal de ouvidoria específico para solucionar problemas, receber sugestões e reclamações e atender aos casos que não foram resolvidos pela nossa Central de Atendimento. Entre em contato pelo e-mail ouvidoria@maisdental.com.
Todos os direitos reservados. © 2025
Desenvolvido por: Marlin Internet
Política de Privacidade
MaisDental.com Ltda | CNPJ/MF: 01.541.601/0001-74