Anormalidades na região podem significar inflamações e prejudicar o organismo
Os cuidados com a saúde bucal não estão ligados somente aos dentes, é preciso dar atenção também para a gengiva, que é formada por tecidos muito importantes para a proteção dos dentes. Algumas anormalidades na região podem significar inflamações, por isso, os sinais não devem ser ignorados, pois podem evoluir para doenças bucais complexas.
A falta de cuidados básicos com a gengiva pode resultar em complicações na boca como:
- mau hálito;
- gengivite;
- periodontite;
- sangramento;
- placas bacterianas.
Para evitar doenças periodontais e aumentar o cuidado com a gengiva, trouxemos algumas dicas:
- Tenha uma alimentação saudável
A saúde bucal é influenciada pela alimentação, assim, é muito importante manter uma dieta saudável, uma vez que existem alimentos capazes de fortalecer os dentes, como maçã, brócolis, cebola e chá verde.
- Use o fio dental
O fio dental tem acesso a partes onde a escova de dente não alcança, desse modo, é fundamental usar essa ferramenta a cada escovação para retirar os restos de comida que ficam entre os dentes, já que esses resíduos podem causar diversas inflamações e doenças bucais.
- Faça consultas regulares ao dentista
A visita ao dentista deve ser feita, pelo menos, uma vez a cada seis meses para cuidados básicos como limpeza de tártaro e aplicação de flúor. Esses procedimentos mínimos garantem a saúde bucal como um todo e previnem doenças gengivais.
Cuidar da gengiva é muito fácil, e esses três cuidados citados acima fazem toda a diferença. Mas lembre-se: diagnósticos precisam ser feitos por especialistas, por isso, se perceber sangramentos, inchaços ou qualquer anormalidade na região, procure o dentista de sua preferência para que a análise e o tratamento sejam feitos de forma correta.
últimos artigos:
Acompanhe as novidades da MaisDental.com!