Skip to content
Fechar

Carregando...

Fechar

Cadastro realizado com sucesso!

Em breve, você receberá mais informações através do seu e-mail.
Continuar para o site
Mais dental
Precisando de ajuda? Fale conosco agora mesmo:
4007-1136
atendimentocliente@maisdental.com
Encontre-nos nas redes:
  • Início
  • Área exclusiva
  • Credenciamento
  • Quem somos
  • Planos
  • Rede Credenciada
  • Blog
  • Contato
Mais dental
26 mar 202119 jul 2022

Saúde bucal em idosos

A população no Brasil e no mundo está envelhecendo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2060, um quarto da sociedade brasileira (25,5%) deverá ter mais de 65 anos.
O aumento da expectativa de vida decorre de fatores como o avanço da medicina e o acesso a condições de vida mais saudáveis. Por isso, é preciso estar alerta em relação à saúde desses idosos, de modo a proporcionar uma vida ativa e de qualidade para essa parcela cada vez maior da população. Nesse quesito, a saúde bucal do idoso é um ponto muito importante que deve ser observado, já que uma boca saudável é fundamental para o bom funcionamento de todo o corpo.
Com o avanço da idade, a capacidade de regeneração e sustentação das células da boca diminui. “Essas mudanças bucais físicas, combinadas com doenças comuns entre os idosos, como o diabetes, a artrite e o mal de Parkinson, podem levar a problemas bucais sérios”, ressalta a odontologista e gerente de Credenciamento e Benefícios da MaisDental.com, Danuza Heluy.
O QUE O ENVELHECIMENTO PROVOCA NA BOCA?
A boca envelhece junto com o indivíduo. Algumas condições na saúde bucal de idosos observadas com o avanço da idade são listadas a seguir.
– REDUÇÃO DO PALADAR
Cerca de 80% dos idosos com mais de 70 anos têm dificuldade em sentir o doce, o salgado, o amargo e o ácido. Isso diminui também o prazer de comer, o que pode levar à desnutrição.
– MUDANÇAS NA GENGIVA E NOS OSSOS DE SUSTENTAÇÃO (PERIODONTO)
O envelhecimento provoca a diminuição da mineralização do tecido ósseo, incluindo o da boca. Isso pode provocar retração da gengiva e perda de dentes. A gengivite também é mais comum em idosos do que em jovens.
– DIMINUIÇÃO DA SALIVA
“A saliva é muito importante para todas as funções bucais. Lubrifica a mucosa, previne a desmineralização e promove a remineralização dos dentes”, explica a odontologista. Na idade avançada, especialmente quando se está em repouso, uma quantidade menor de saliva provoca feridas na mucosa e dificulta a mastigação e a deglutição.
– PROBLEMAS DECORRENTES DE OUTRAS DOENÇAS
  • Câncer –pacientes com câncer têm processo de cicatrização mais lento. São ainda menos resistentes a infecções, têm menos capacidade gustativa e produzem menos saliva.
  • Parkinson e artrite – idosos com essas patologias têm dificuldade em realizar a higiene bucal por causa da perda da habilidade das mãos.
  • Diabetes – é observada alta incidência de cáries e doenças na gengiva em idosos diabéticos.
– PERDA DE DENTES
A perda de dentes é o problema mais frequente e grave entre os idosos. Sem os dentes, a mastigação, a deglutição, a fala e o convívio social são alterados e podem levar a problemas nutricionais e psicológicos graves.
COMO CUIDAR DA SAÚDE BUCAL DO IDOSO?
Assim como em qualquer idade, a incidência de doenças bucais diminui com a higienização correta da boca. Mas, com o envelhecimento, mesmo a adoção de práticas corretas de higiene bucal não é suficiente para reverter algumas condições, como a perda de dentes. E essa perda vai além da questão estética, afinal, a boca é o cartão de visitas da pessoa. A falta de dentes provoca isolamento, vergonha, baixa autoestima e diversas questões psicológicas. Por isso, a reposição desses dentes é essencial para a qualidade de vida do indivíduo idoso.
Além da prótese dentária – popularmente conhecida como dentadura –, a forma mais comum de reabilitação oral de idosos que perderam os dentes, vem ganhando cada vez mais aceitação entre a população mais experiente outra opção de reposição dentária: o implante.
O QUE É O IMPLANTE DENTAL?
Para substituir um ou mais dentes, é feita a instalação, por meio cirúrgico, de um implante de titânio, que terá a função de “raiz do dente”. O implante é fixado no osso, por isso envolve procedimento invasivo e anestesia. Posteriormente, uma coroa protética será instalada e fixada sobre o implante de titânio.
QUALQUER IDOSO PODE FAZER IMPLANTE DENTAL?
A idade não é uma contraindicação para a colocação de implantes dentários. Com o avanço da implantodontia, o implante tem se tornado cada vez mais viável para essa faixa etária.
Mas, atenção! O idoso precisa estar em boas condições de saúde, o que inclui o controle de doenças crônicas (como diabetes e hipertensão) e o equilíbrio psicológico, bem como volume e dimensões ósseas bucais suficientes para receber o implante.
“Um implante bem-sucedido vai melhorar a capacidade desse idoso de mastigar e, consequentemente, otimizar seu estado nutricional e elevar sua autoestima, fatores essenciais para a obtenção de uma boa qualidade de vida”, pondera Heluy.
Fique de olho: em breve, a MaisDental.com terá uma novidade que vai revolucionar o acesso a implantes de qualidade!
Gostou desse post? Compartilhe por WhatsApp, e-mail ou nas suas redes sociais clicando abaixo:
últimos artigos:
Acompanhe as novidades da MaisDental.com!

Quando é necessário usar aparelho ortodôntico

23 mar 2021
Leia Mais

Saiba como evitar os males do café nos dentes

14 abr 2021
Leia Mais
MaisDental
Cadastre-se aqui e receba nossas atualizações por e-mail
Por favor, informe um e-mail válido
Enviar
Informativo ANS
Fique por dentro das últimas notícias, normas e informativos da Agência Nacional de Saúde (ANS). Consulte: Informativos ANS.
Trabalhe Conosco
Cadastre o seu currículo aqui e venha fazer parte da nossa equipe.
Ouvidoria
As observações sobre o nosso atendimento são bem-vindas, por isso, a MaisDental.com conta com um canal de ouvidoria específico para solucionar problemas, receber sugestões e reclamações e atender aos casos que não foram resolvidos pela nossa Central de Atendimento. Entre em contato pelo e-mail ouvidoria@maisdental.com.
Todos os direitos reservados. © 2025
Desenvolvido por: Marlin Internet
Política de Privacidade
MaisDental.com Ltda | CNPJ/MF: 01.541.601/0001-74