Saber reconhecer os sinais que o corpo emite pode ajudar muito no diagnóstico
As doenças periodontais são capazes de provocar diversas complicações, como problemas cardiovasculares e diabetes, por isso cuidar da saúde bucal é fundamental para manter o organismo em pleno funcionamento, já que a má higiene pode colocar toda a saúde em risco. Para tanto, foi criada a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, que, nos primeiros dias de novembro, se dedica a divulgar e estimular ações preventivas e campanhas educativas sobre prevenção do câncer bucal e a importância dos cuidados para se resguardar da doença.
O câncer é caracterizado pela multiplicação desordenada das células no organismo. O câncer da cavidade oral normalmente é diagnosticado como tumor maligno por causa do diagnóstico tardio. Tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, prótese mal colocada e falta de higiene bucal são fatores que desencadeiam a doença.
Manchas na língua, feridas na boca, nódulos no pescoço, rouquidão persistente, dificuldade na mastigação e na fala são alguns dos sintomas que se apresentam nesses casos, por isso é importante ficar atento aos sinais que o organismo emite, observando a presença de alterações e mudanças de coloração na boca, que pode favorecer um diagnóstico precoce.
A melhor prevenção para o carcinoma bucal é o diagnóstico precoce, pois, quando a condição é descoberta no início, há chances de cura, mas adotar alguns hábitos pode ajudar a prevenir a doença, como usar protetor labial, não fumar, manter as consultas periódicas ao dentista e realizar a higiene bucal diária corretamente, entre outros.
Saber reconhecer os sinais que o corpo emite pode ajudar muito, assim, conheça seu corpo para quando certas anormalidades – como manchas, colorações diferentes, caroços, feridas, áreas dormentes e dentes quebrados – surgirem, você consiga identificá-las o mais rápido possível para uma intervenção imediata.
Ter uma equipe multidisciplinar é fundamental para um tratamento de excelência. Visite periodicamente o dentista e não deixe de seguir as recomendações do profissional. Todos estamos juntos na prevenção do câncer bucal.
últimos artigos:
Acompanhe as novidades da MaisDental.com!