Alimentação e saúde bucal podem contribuir para eliminar esse incômodo
A perda de esmalte e a retração gengival são os motivos da exposição da dentina, o que causa a hipersensibilidade dentinária, assim, é comum que a temperatura dos alimentos – salgados ou doces – provoque desconforto. Quem nunca sentiu aquela dorzinha ao consumir uma bebida ou um alimento muito gelado? Pois é, diversas ações podem agravar essa condição, como má escovação, bruxismo e certos tipos de alimentos.
Entre os itens alimentícios que contribuem para o quadro, alguns podem acabar agredindo os dentes a longo prazo sem que se perceba. São eles: cerveja, limão, ketchup, maçã, tomate, café, refrigerante e vinagre. Em caso de sensibilidade, eles não devem ser consumidos com frequência, pois possuem o pH muito ácido, o que ajuda a acentuar o incômodo provocado pela doença.
Se não tratada, a hipersensibilidade dentinária pode prejudicar a saúde bucal do paciente porque causa muitas dores. Mas existem algumas formas de evitar que os dentes fiquem sensíveis:
- escovar os dentes com movimentos suaves, sem usar força;
- usar o creme dental corretamente;
- evitar alimentos e bebidas ácidas;
Para essa condição, existem diversos tipos de tratamento disponíveis que o dentista vai prescrever de acordo com o perfil do paciente e a gravidade do quadro, por isso não tente diagnosticar a patologia sozinho. Entre os tratamentos mais comuns estão:
- aplicação de flúor nas áreas indicadas;
- terapia com laser;
- restauração das áreas danificadas;
- uso de creme dental e enxaguante bucal com alto teor de flúor
Existem problemas que só o dentista consegue resolver, mas você pode prevenir doenças nos dentes e na gengiva e manter sua saúde bucal em dia com rotinas saudáveis. Qualquer sinal de anomalia é indicado buscar um odontólogo, que fará o diagnóstico e prescreverá o tratamento mais eficaz.
últimos artigos:
Acompanhe as novidades da MaisDental.com!