Dr. Mario Groisman, considerado o “papa” da implantologia no Brasil, bateu um papo conosco sobre o Dental Implante I, plano odontológico da MaisDental.com que ele ajudou a elaborar.
Ele é presidente da Academia Brasileira de Odontologia (AcBO), membro da Academia Americana de Implantodontia, um dos precursores da implantologia no Brasil e dentista de várias celebridades. Com esse extenso currículo, o Dr. Mario Groisman topou mais um desafio: o de elaborar um plano odontológico que democratizasse o acesso a implantes dentários.
A convite da MaisDental.com, Groisman elencou todos os procedimentos inclusos no Dental Implante I, o novo plano odontológico que não só torna o implante dentário menos custoso, como também promove a saúde bucal completa. Ele também treinará os profissionais que realizarão os procedimentos nas clínicas credenciadas.
Com esse novo plano, a MaisDental.com quer devolver o sorriso confiante a pessoas que antes não tinham como pagar um implante e se sentiam inseguras com peças móveis na cavidade oral ou por conviver durante anos com a ausência de um elemento dentário. São fatores que geram instabilidade e falta de confiança ao sorrir e conviver, seja no meio social, seja no meio profissional.
Foi aí que a empresa viu a necessidade de criar um produto, chancelado por um grande nome da implantodontia, que contemplasse tudo o que o seu cliente necessita em termos de procedimentos prévios ao implante, inserção do implante, acompanhamento e manutenção da saúde bucal como um todo.
Batemos um papo com o Dr. Mario Groisman sobre o novo produto da MaisDental.com. Confira.
1. COMO COMEÇOU O SEU INTERESSE PELA IMPLANTODONTIA?
Dr. Mario: Sou especialista em periodontia e, em 1980/81, já me preocupava com o controle do fator etiológico primário das principais doenças que afetam os nossos pacientes, que é justamente o biofilme, essas bactérias da cavidade oral. Então, os implantes que eram usados na época eram os agulhados, mas ninguém teve interesse, porque, biologicamente, não funcionavam. Em 1984, veio o meu interesse sobre implantes osteointegrados, justamente porque o primeiro desenho do implante tinha uma sequência de estudos longitudinais. Dessa forma, de 1984 a 1988, utilizei a técnica na Suécia e, em 1988, retornei para o Brasil.
2. QUAL É A DIFERENÇA, EM TERMOS DE QUALIDADE DE VIDA, PROPORCIONADA PELO IMPLANTE DENTÁRIO?
Dr. Mario: Por várias razões, o implante permite uma melhora de qualidade de vida. Primeiro, por preservar os tecidos. Você imagina que, se o paciente perde um dente da frente, a única alternativa que ele tem para botar um dente suspenso é desgastar os outros dois dentes, e, com o implante, você preserva a estrutura do esmalte dos dentes vizinhos. E, segundo, que eu acho ser a situação mais importante, é o paciente que, infelizmente, perdeu todos os dentes. A dentadura é um péssimo trabalho, não dá estabilidade, não dá retenção, não permite mordida mastigatória, continua a ajudar o paciente a perder a estrutura óssea, então, o implante veio para ajudar o paciente com a utilização de protocolos com próteses totais fixas sobre implantes.
3. VOCÊ ESTÁ À FRENTE TANTO DOS PROCEDIMENTOS CONTEMPLADOS PELO NOVO PLANO DA MAISDENTAL.COM, O DENTAL IMPLANTE I, QUANTO DO TREINAMENTO DOS PROFISSIONAIS QUE REALIZARÃO OS IMPLANTES. O QUE PROCUROU PRIORIZAR EM TERMOS DE PROCEDIMENTO E O QUE VAI FAVORECER DURANTE O TREINAMENTO DOS IMPLANTODONTISTAS?
Dr. Mario: Acho que o que acontece é que o Dental Implante I veio num momento de mudança metodológica que, segundo o nosso entendimento, é a importância da decisão de instalar o implante imediatamente após a exodontia [remoção do dente] ou não. Então, a base desse projeto é científica, de modo que a gente pôde clarificar isso para o clínico, de acordo com o conceito de estado da arte do que representa a implantologia hoje.
4. QUAL A IMPORTÂNCIA DE UMA INICIATIVA COMO A DA MAISDENTAL.COM, COM O LANÇAMENTO DO PRODUTO DENTAL IMPLANTE I, QUE BUSCA A DEMOCRATIZAÇÃO DO IMPLANTE DENTÁRIO?
Dr. Mario: Penso que o Dental Implante I permite que um paciente que provavelmente não teria acesso ao implante possa fazer o procedimento. Com isso, você está ajudando esse indivíduo a, no futuro, evitar uma oclusão e se poupar da necessidade de tratamentos que seriam muito custosos para ele.
5. ESSE NOVO PLANO, ELABORADO POR VOCÊ A CONVITE DA MAISDENTAL.COM, TAMBÉM OBJETIVA A PREVENÇÃO DE DOENÇAS BUCAIS. FALE UM POUCO SOBRE A RELEVÂNCIA DE TER TAMBÉM ESSAS QUESTÕES, ASSOCIADAS À INSERÇÃO DO IMPLANTE, CONTEMPLADAS EM UM SÓ PLANO.
Dr. Mario: O que é interessante no Dental Implante I é que você só adiciona o implante a uma necessidade de tratamento multifatorial, multidisciplinar. Então, a questão básica é que você acrescenta uma variável mais positiva ao paciente que, anteriormente, nenhum plano oferecia.
6. VOCÊ É CONSIDERADO O “PAPA” DA IMPLANTODONTIA NO BRASIL. É PRESIDENTE DA ACADEMIA BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA, TEM VASTA EXPERIÊNCIA E DIVERSAS ESPECIALIZAÇÕES NO EXTERIOR, ALÉM DE SER RESPONSÁVEL PELO SORRISO DE DIVERSAS CELEBRIDADES. O QUE O LEVOU A ACEITAR O DESAFIO DE ELABORAR UM PLANO QUE VISA TORNAR O IMPLANTE DENTÁRIO ACESSÍVEL A MAIS PESSOAS? QUAL A SUA EXPECTATIVA COM ESSA INICIATIVA NO MEIO ODONTOLÓGICO?
Dr. Mario: Não me considero o “papa” da implantologia, mas tenho um histórico de lutas, sim, de tentar vencer barreiras, de mudar situações. Acho que isso é um marco, traz uma mudança tremenda de paradigma, que permite que a gente possa oferecer esse produto, que era altamente custoso, para um paciente que, no futuro, pode evitar a necessidade de outros implantes. Esse é o ponto básico, pensar preventivamente, pensar no paciente como um ser humano, com uma visão integral, multidisciplinar, multifatorial. Graças a Deus o pessoal da MaisDental.com pôde equacionar isso economicamente.
Ficou curioso(a) sobre o Dental Implante I? Clique aqui e saiba mais!
últimos artigos:
Acompanhe as novidades da MaisDental.com!